Veja como foi o TEDxBH em 2014

A terceira edição do TEDxBeloHorizonte veio fazer parte das discussões sobre os limites da participação cidadã. Qual o alcance de um indivíduo na transformação de uma cidade? Como os processos de determinadas comunidades podem inspirar mudanças em esferas maiores? Diante das multidões que ocupam as ruas de várias cidades pelo mundo, é possível perceber algum consenso? Disposto a ser palco para a proliferação de perguntas similares, o TEDxBeloHorizonte reuniu dia 26 de abril de 2014, palestrantes que apresentaram sua forma de lidar com essas questões no seu dia a dia. Uma exposição de ideias, projetos e realizações conectadas por um mesmo convite: Engaje-se!

Palestrantes:

HÉLIO MATTAR

Obsolescência programada é um fenômeno industrial e mercadológico datado da década de 30, quando produtores de lâmpadas decidem deliberadamente desenvolver, fabricar e distribuir produtos que se tornarão obsoletos ou não-funcionais num curto espaço de tempo, obrigando o consumidor a comprar novos produtos antes do que ocorria anteriormente. Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu de Consumo Consciente, aponta as consequências de um processo econômico financeiro que visa unilateralmente ao lucro, sem levar em conta o seu impacto sobre o esgotamento de recursos naturais e, ao mesmo tempo, prejudicando os consumidores.

 

HILTON LACERDA

Fazer cinema no Brasil é, por si só, um ato de resistência. Realizar filmes fora do eixo Rio-São Paulo é ainda mais heroico. Abordar temáticas não convencionais, polêmicas ou socioculturais torna-se um ato de fé. O pernambucano Hilton Lacerda, roteirista de filmes como Baile Perfumado, Amarelo Manga, Febre do Rato e A Festa da Menina Morta, além de diretor do documentário Cartola, Música para os Olhos e, mais recentemente, do filme Tatuagem, discute os rumos da indústria cinematográfica no Brasil.

 

RICARDO TATESUZI

Existem poucas empresas que dominam a produção de grãos transgênicos no país. O que aconteceria se o Brasil não incentivasse a pesquisa de sementes não transgênicas? Quais são os mitos e verdades por trás da produção e consumo de grãos geneticamente modificados? Essas e outras questões serão problematizadas por Ricardo Tatesuzi, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange).

 

ELECTROPHONE + PETIT GEORGES: MEDULA OBLONGATA

Electrophone se reúne com a proposta de deslocar o espectador do lugar comum de diferentes maneiras: shows, espetáculos, performances, trilhas sonoras e conteúdo audiovisual fazem parte do leque de trabalhos que o grupo vem produzindo desde seu surgimento, em 2009. Petit Georges é um artista plástico argentino que já rodou o mundo e vive no Brasil desde os anos 80. Juntos, Petit e Electrophone produzem sonoras reações químicas manipuladas sobre retroprojetor que invocam explosões de cor e agitação a partir da interação entre reagentes e movimentos sonoros, presenteando os expectadores com uma intensa experiência sinestésica. Músicos e alquimista se comunicam sem buscar certezas, alternando movimentos marcados e espontaneidade extasiada.

 

MACAÉ EVARISTO

Militante das causas sociais e defensora da educação de base como poderosa ferramenta transformadora da sociedade, a Secretária de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Macaé Evaristo, conta sua trajetória como professora de Educação Básica até o Governo Federal e defende que a igualdade racial é força motriz, não somente para uma educação mais eficaz, como para um país mais evoluído.

Comments are Disabled