Como utilizar palestras do Ted em Sala de Aula

A educação nos dias atuais tem enfrentado um dilema: como manter o interesse dos alunos e acompanhar as inovações da era digital? Algumas iniciativas têm aparecido para resolver essa questão, como por exemplo as palestras do Ted, da plataforma TED-Ex.

No Brasil, algumas escolas e professores estão usando as palestras, as chamadas Ted Talks, dessa plataforma educacional como um importante componente para o aprendizado de seus alunos. Cada assunto dessas palestras age como um complemento ao conteúdo ou tema estudado em sala de aula.

Além de ser importante para alunos e professores, as Ted Talks também precisam fazer parte da da realidade profissional daquelas pessoas que pretendem fazer uma segunda licenciatura em pedagogia.

Mas, enfim, de que forma as palestras do Ted podem contribuir para o aprendizado de milhares de alunos? Leia o nosso texto e sabia mais a respeito.

Como um ted talk pode ser o ponto de partida para debates

A palestra escolhida pelo professor precisa estar relacionada ao assunto ou tema dado em sala de aula pelo professor, de forma bem geral e introdutória, como por exemplo, o professor exibir uma palestra sobre direito eleitoral para explicar o período eleitoral.

As palestras do Ted costumam ter bastante aceitação e eficiência na transmissão de conhecimento em função delas passarem conteúdos de uma maneira que capta a atenção dos alunos, de forma espontânea e em vídeo de curta duração, entre 5 a 20 minutos.

Como as palestras do Ted ensinam a criar histórias para prender a atenção dos alunos

O que faz com que as histórias retratadas pelas palestras do Ted prendam a atenção dos alunos? Existem dois pontos capazes de responder a essa pergunta.

Um é que a principal tática presente em cada palestra é a de conectar o conteúdo tratado com a realidade pessoal e contemporânea vivida tanto por alunos, quanto pelos professores. Gerar essa aproximação entre os temas e a vida de quem os vê facilita e muito na absorção de novos conhecimentos.

O outro ponto é que a plataforma TED-Ex possibilita que os alunos criem suas próprias TED Talks e conteúdos, e postá-las na própria plataforma.

Esse ponto gera um sentimento de inclusão e engajamento entre os jovens, além de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para o resto da vida, como organizar ideias, aprender técnicas de escrita, oratória e de construção de argumentos, dando mais confiança e autonomia para os alunos sobre os temas que eles querem abordar.

Onde se inscrever para criar palestras do Ted

Para ter acesso as Ted Talks, e poder criar alguma delas, é necessário atender as pré-requisitos necessários e se inscrever no site do Clube do TEDEd. Nele estão presentes todas as informações e os critérios necessários para se inscrever na plataforma.

Iniciativas com as palestras do Ted começam a transformar a relação entre professores, alunos e os conteúdos trabalhados, dentro e fora da sala de aula. Aproveitar os benefícios da tecnologia a favor da educação é o melhor caminho para disseminar o conhecimento e gerar cabeças pensantes.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de compartilhar ele em suas redes sociais, faça com que seus amigos e familiares conheçam as novidades na área da educação.

Até logo! ;D 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *