Muda Brasil: 5 Ongs que lutam por um país melhor

Escândalos políticos, desvios de verbas, desigualdade social, pobreza, dificuldades de acesso a educação e saúde de qualidade. Esses são apenas alguns dos problemas que enfrentamos no nosso país. E nessas horas muitas pessoas desejam ver iniciativas para mudar o Brasil, por exemplo por meio do trabalho de organizações sociais sérias.

Você sabia que também pode contribuir para o muda Brasil? Veja algumas iniciativas interessantes e capazes de modificar realidades.

  1. Childfund

O Childfund Brasil é uma ONG ligada ao Childfund Internacional e atua no nosso país desde 1966. Ao longo dessa história, mais de 123 mil pessoas já participaram dos projetos realizados pela organização e mais de 40 mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados com suas ações e iniciativas.

Hoje, a ONG está presente em mais de 40 municípios nos estados mais pobres do Brasil e trabalha promovendo ações que ajudem a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de oferecer condições básicas de saneamento, água potável e educação para essas pessoas, ajudando-as a superar as condições de vulnerabilidade social em que se encontram.

O principal projeto do Childfund é o apadrinhamento. Nele, você contribui com um valor mensal e escolhe uma das crianças atendidas para apadrinhar financeiramente. Não é necessário manter contato com a criança caso você não deseje, mas se preferir poderão trocar correspondências, presentes e outras formas de comunicação, ajudando no desenvolvimento social do apadrinhado.

Esse valor é direcionado a um fundo infantil e é a partir dele que o Childfund faz a distribuição para os projetos que mantêm em parceria com mais de 40 organizações sociais.

Se você achou a ideia interessante, pode acessar o site da ONG para entender mais sobre o apadrinhamento ou escolher uma criança para ajudar. Pois qualquer ajuda para os mais necessitados é bem vinda nesse momento de aumento da extrema pobreza do país.

  1. AACD

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) foi criada em 1950 pelo médico ortopedista Renato da Costa Bonfim, inspirado pela evolução tecnológica dos centros de reabilitação do exterior.

Atualmente, a AACD é considerada um dos melhores hospitais do setor ortopédico e referência no tratamento de pessoas deficientes. A captação de recursos se dá por várias maneiras e sem dúvida a mais conhecida é o Teletom, em parceria com o SBT.

Na ONG são desenvolvidas várias ações para fortalecer a independência e oferecer tratamento aos diversos tipos de deficiências, como cursos, oficinas, centros de reabilitação, programas de esporte, entre outros.

São atendidas pessoas com: paralisia cerebral, lesão medular, lesão encefálica adquirida, mielomeningocele, má formação congênita, amputados, doenças neuromusculares, entre outros.

  1. Saúde Criança

Organização que busca oferecer atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade social e que tenha crianças doentes em tratamentos nas unidades básicas de saúde.

A ONG Saúde Criança foi fundada em 1991 e hoje conta com diversos programas, como:

  • saúde: ações que buscam promover o bem-estar físico, mental e emocional das famílias atendidas, ajudando a facilitar o acesso a consultas e exames, com doação de medicamentos, fornecimento de alimentos especiais e equipamentos médicos, acompanhamento de profissionais da saúde, etc.;
  • cidadania: apoio social e jurídico para as famílias assistidas, buscando conscientizá-las dos seus deveres e direitos;
  • profissão: cursos internos e externos que visam profissionalizar os membros da família para atuarem de forma autônoma;
  • moradia: proporcionando melhorias nas residências das famílias atendidas;
  • educação: assegurando que todas as crianças atendidas estejam estudando;
  • entre outros.
  1. IPAM- Amazônia

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, IPAM, foi fundado em 1995 e trabalha pelo desenvolvimento sustentável da região, implementando inciativas locais e buscando influências políticas para conseguir promover o desenvolvimento econômico, social e também a preservação do ambiente na região.

Hoje, a organização atua basicamente em 3 eixos: produção familiar sustentável, territórios naturais protegidos e agropecuária de baixo carbono, com uma abordagem que busca disseminar o conhecimento e auxiliar as mudanças nos processos decisórios que podem impactar a natureza.

  1. SOS Mata Atlântica

Fundada em 1986, a SOS Mata Atlântica busca inspirar a sociedade a defender esse bioma nacional, transformando valores e atitudes em prol da preservação ambiental.

Algumas das causas trabalhadas pela ONG são:

  • restauração das áreas de floresta;
  • valorização dos parques e reservas;
  • proteção do mar;
  • despoluição dos rios da região da Mata Atlântica.

Como você viu, existem várias iniciativas que você pode contribuir e ajudar nesse projeto “muda Brasil”, para conseguirmos um país mais igualitário e também que cuide melhor das suas reservas naturais.

Você gostou deste conteúdo? Compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais. E se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *