5 Teds sobre projetos sociais

Talvez você sequer imagine, mas  pequenas contribuições para projetos sociais podem fazer uma diferença enorme na vida de muitas pessoas.

Iniciativas como as promovidas pela ChildFund Brasil, que arrecada doações mensais ou esporádicas para crianças e adolescentes em situação de abandono, privação, vulnerabilidade ou exclusão social, dá a esses jovens uma oportunidade de acesso a recursos que transformam radicalmente suas realidades.

Engajar-se em projetos sociais com essa dimensão tem um enorme potencial transformador e oferece benefícios não só a sociedade, como também a quem contribui para a criação de um mundo mais justo e humano.

Para que você possa se inspirar, fizemos uma lista com 5 Teds sobre projetos sociais e assuntos correlatos que você deveria conhecer. Acompanhe a leitura!

5 Teds sobre projetos sociais que você deveria conhecer

1. As tribos que lideramos, de Seth Godin

Autor de livros sobre negócios e fundador da Yoyodine, uma das primeiras empresas voltadas para o marketing online, o norte-americano Seth Godin explica nesse Ted de que maneira a Internet influenciou no fim do marketing de massa e acabou por trazer de volta o conceito de tribo.

Segundo o palestrante, o conceito de unidade social baseada em ideias e crenças partilhadas faz com que pessoas comuns tenham a possibilidade de liderar e provocar modificações expressivas no meio em que se relacionam.

2. Lidere como grandes maestros, de Itay Talgam

Nesse Ted, o maestro e consultor de negócios israelense Itay Talgam faz uma analogia interessante entre o estilo único de 6 grandes maestros do século XX e os desafios enfrentados cotidianamente por profissionais em cargos de liderança corporativa ou social.

3. Uma vitória improvável, de  Malcolm Gladwell

Colunista da prestigiada revista norte-americana The New Yorker, o jornalista britânico Malcolm Gladwell usa a história bíblica de Davi e Golias para provocar questionamentos sobre o senso comum de usar o episódio como metáfora para uma situação em que a vitória é improvável.

4. Pimp my carroça, de Thiago Mundano

Nesse que é dos Teds de projetos sociais mais interessantes da plataforma, o ativista e grafiteiro brasileiro Thiago Mundano fala sobre seu projeto de mesmo nome, que já conta com mais de 800 voluntários ao redor do mundo.

A iniciativa repara e cria grafites para carroças de catadores de recicláveis com o objetivo de fortalecer a autoestima desses profissionais e aumentar sua visibilidade no cenário em que atuam.

5. Uma solução inteligente para a “taxa de pobreza”, de Jose Manuel Moller

Outro Ted de projeto social que merece atenção é o do empreendedor social e ativista chileno Jose Manuel Moller, que adquire produtos básicos, como arroz, feijão e sabão em pó, por preços mais baixos no atacado e os revende a preço de custo no varejo em máquinas de compra automática criadas por ele e instaladas em pequenos mercados.

A medida tem como objetivo garantir que as pessoas pobres no Chile tenham acesso a produtos com preço mais em conta da mesma maneira que pessoas mais ricas, que adquirem produtos em embalagens maiores a um preço mais alto , mas com melhor relação custo X benefício.

E então, gostou de conhecer esses 5 Teds inspiradores sobre projetos sociais? Então não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais para que mais pessoas possam se conscientizar sobre a importância dessas iniciativas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *