Tecnologias e Novas formas de Negócio do Mundo Imobiliário

As tecnologias alteraram bastante o mundo imobiliário e é preciso ficar atento para poder se adaptar. Elas mudaram a forma como as pessoas procuram imóveis, além do trabalho dos corretores e o relacionamento com seus clientes. Essa dinâmica se tornou mais ágil e imediata, acelerando todo o processo.

Hoje, existem muitos recursos tecnológicos específicos para o setor imobiliário e as previsões apontam que diversos outros surgirão nos próximos anos. Apesar disso, alguns corretores ainda não se inteiraram dessas mudanças e podem acabar em desvantagem em relação aos profissionais que já se atualizaram.

Por isso, vamos mostrar algumas novidades trazidas pelo avanço da tecnologia e que transformaram o setor imobiliário. Confira!

Como as tecnologias mudaram o mundo imobiliário?

Uma das maiores mudanças foi o aumento do uso de smartphones para procurar imóveis, já que essa é maneira mais rápida e instantânea de fazer uma pesquisa. Por exemplo, se uma pessoa deseja fazer um aluguel de apartamento em BH, ela pode fazer uma busca de qualquer lugar e momento, se tiver uma rede de internet disponível. Assim, seus anúncios ficam disponíveis 24 horas e têm um alcance maior.

Então, é imprescindível ter um site responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes tamanhos e formatos de tela. Sem essa tecnologia, você pode perder clientes apenas porque eles não conseguem visualizar bem as informações do site. Outra alteração, foi a maneira de se comunicar, que passou a incorporar aplicativos de mensagens e outros meios online, diminuindo o uso do telefone.

Quais são as novas ferramentas disponíveis?

Além de poder se comunicar e ser encontrado mais facilmente pelos dispositivos móveis, o marketing digital proporciona diversas oportunidades de conseguir mais clientes. Uma das melhores opções é o uso das plataformas digitais imobiliárias. Elas reúnem vários recursos úteis para o trabalho dos corretores, como a gestão de clientes, geração de oportunidades de negócio, atendimento online, mapeamento de regiões, entre muitos outros.

Outra ferramenta interessante é a possibilidade de fazer tours 360° dos imóveis. Desse modo, os clientes podem passear virtualmente pelo local e conhecer o interior remotamente. A realidade aumentada também já é usada por algumas imobiliárias, ela permite a visualização de maquetes em 3D, antes mesmo de começar a construção. Ainda, as redes sociais são muito utilizadas, tanto para o relacionamento com os clientes, como para a apresentação de imóveis.

Quais as tendências para o futuro?

Atualmente, o perfil dos clientes já é bastante exigente e antenado sobre diversas informações. Por isso, o corretor e as imobiliárias devem utilizar os recursos digitais para se aproximar das pessoas e ter mais opções de ação. Uma tendência que engloba essas duas questões é o anúncio com geolocalização, que mostra os imóveis de uma determinada região para quem está por perto.

Além disso, a realidade virtual passará a ser uma maneira mais realista de mostrar os imóveis, com visitas online imersivas, dando a sensação de estar presente no local. Também, a mineração de dados dos usuários possibilita o melhor entendimento do público, por meio da coleta de informações anônimas dos usuários da internet. A computação na nuvem é outra tendência que facilita o dia a dia, pois, é possível acessar seus arquivos de qualquer aparelho por meio da web, facilitando e dinamizando o trabalho.

O mundo imobiliário está em constante renovação e é preciso que os profissionais acompanhem essas mudanças, sob risco de se tornar ultrapassado. Existem diversos recursos além dos apresentados aqui, o importante é conhecer as suas necessidades e buscar as ferramentas e conceitos mais adequados a elas. Uma coisa é certa, muitas oportunidades são possíveis com o uso da tecnologia e essa influência só aumentará daqui para frente.

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